domingo, 8 de março de 2015

DIA INTERNACIONAL DA MULHER




8 de março - dia internacional da mulher

Hoje, na Sede do Sindicato em Camurupim de Cima, zona rural de Luis Correia, PI, realizou-se um evento em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher, teve início às 9:00 horas. A abertura foi feita pela Presidente do Sindicato, Senhora Liduína de Almeida. Durante o evento o Pe. Ernesto falou da campanha da Fraternidade de 2015 e falou da importância desse período quaresmal, para todos os cristãos.O Senhor Sidinaldo (do INSS) fez um breve relato dos Direitos das Mulheres junto à previdencia social, como também falou das mudanças ocorridas com uma nova Medida Provisário do Governo Federal; Senhor Manoel Abel (PTB) falou sobre a criação do Sindicato que ocorreu em 05 de março de 1972. Na ocasião foi comemorado também o Aniversário de 43 anos de fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Luis Correia-PI.

História do Dia Internacional da Mulher
Hoje comemoramos o dia internacional da mulher, é um dia muito importante e significativo para a história de lutas e conquistas de espaços no campo social e político.
Nesse dia (8 de março de 1857), inúmeras operárias de uma fábrica de tecidos,  na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Essas ousadas e corajosas mulheres ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar: melhores condições de trabalho, redução na carga diária de trabalho, igualdade  de salários com os homens  e direito de tratamento igualitário dentro do ambiente onde trabalhavam.
Como toda manifestação dos trabalhadores desagrada os patrões, com essa manifestação não foi diferente. Foi duramente reprimida com total violência; a mulheres foram trancadas dentro da fábrica e 130 tecelãs morreram carbonizadas; deram suas vidas para servir de exemplo para muitas mulheres terem coragem de lutar pelos seus direitos e por uma sociedade justa e solidária.

Somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca
, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857.

Essa data não é apenas para se comemorar. Temos que realizar eventos, debates, reuniões com o objetivo de encontrar saídas para vários problemas que as mulheres ainda são submetidas  no dia-a-dia. Problemas como violência doméstica, preconceitos, desvalorização no trabalho, desvantagem salarial em relação aos homens, dentre outros, são situações que ainda macula nossa sociedade

Porém os avanços são muitos,  podemos sitar  o direito ao voto,  dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistaram , depois de muitos anos de lutas, o direito de votar e serem votadas para cargos no executivo e legislativo
.


Em nossa cidade temos várias mulheres exercendo cargos eletivos, tanto no executivo como no legislativo. É uma prova do avanço das conquistas que já foram implementadas, em nosso país. Na sociedade civil organizada as mulheres também se destacam, várias estão a frente de Sindicatos, Conselhos Comunitários, associações, Comunidades religiosas, Igrejas, etc.

É um dia festivo, mas também de reflexão sobre a importância do papel da mulher em nossa sociedade. É  hora de darmos às mãos (homem e mulher) para terem mais compromisso com a sociedade que vivemos, todos somos responsáveis pela construção de uma sociedade justa e solidária.

Parabéns para todas as mulheres.
Pe. Ernesto - Liduina - D. Antonia

  Participantes do Evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Sindicato Rural de Luis Correia.