segunda-feira, 26 de maio de 2014

REUNIÃO EM BAIXA DO CARPINA COM A PRESENÇA DO CHEFE DO POSTO DO INSS DE LUIS CORREIA-PI

 DELEGACIA SINDICAL DE BAIXA DE CARPINA

Aconteceu  ontem (25/05), no povoado Baixa do Carpina, uma reunião  com o chefe do Posto do INSS de Luis Correia-PI, Senhor Sidinaldo, com início às 8:30 hs, na escola  Municipal da Comunidade, com a presença de 160 agricultores familiares. Na parte da tarde, às 15:00 hs a reunião aconteceu  na Igreja católica do Povoado Carneiro, com a presença de 55 agricultores familiares. As duas reuniões foram articuladas pela Delegada Sindical Vera Lúcia e pela Diretoria do Sindicato.
Estiveram presente nas duas atividades a Senhora Liduína de Almeida Fontenele (presidente do STR); José Vitorino, Vice-presidente;  Dibinha, Secretário do STR; PTB delegado Sindical de Camurupim; Rita Sousa, Secretária de Jovens; Senhora Antonia, Secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais;  Valdemir Pereira, assessor sindical e o Senhor Sidinaldo, Chefe do Posto do INSS de Luis Correia-PI.
De início a Delegada Sindical, Vera Lúcia,  fez a abertura do evento, apresentando a Diretoria do Sindicato e agradecendo pela presença de todos e após foi repassado a palavra para o  Senhor Sidinaldo que falou sobre a importância do agricultor se preparar com tempo para ter acesso aos benefícios previdenciários; explicou sobre a carência de todos os benefícios, Salário Maternidade (10 contribuições), aposentadoria (180 contribuições), auxílio-doença( 12 contribuições); ressaltou a importância do cadastro anual, que irá facilitar no futuro o acesso aos benefícios; falou dos empréstimos consignados, que tem tido vários problemas e que o agricultor pode bloquear o seu benefício para ninguém poder fazer empréstimo em seu nome; e se colocou a disposição para resolver qualquer problema de competência da previdência social. Informou que o benefício auxílio doença depende da avaliação dos peritos da previdência e não basta só está doente, deve está incapacitado para o exercício do trabalho. Terminou suas explicações  tirando dúvidas dos presentes e agradeceu a oportunidade dada pelo Sindicato para poder ter repassado todas essas informações.    
A Senhora Liduina de Almeida Fontenele falou sobre a documentação necessária para fazer e atualizar o cadastro, que será realizado no dia 01/06/2014, na Comunidade de Carneiro. Na Comunidade de Baixa do carpina, e Baixa da Pedra será no próximo domingo, na parte da manhã. Destacou ainda as principais dificuldades encontradas pelo agricultor na hora de fazer seu benefício.
O Senhor José Rodrigues (Vice-presidente do STR)  informou sobre os problemas que envolvem os empréstimos consignados, que são feitos sem autorização do titular e em bancos financeiros que não possui agência bancária em nossa cidade; tendo ainda como problema a renovação automática sem autorização do titular, altos juros, e valores que o beneficiário não recebeu. Com esses problemas o Sindicato começou a trabalhar e orientar os trabalhadores a entrar com ações na justiça para resolver tais problemas; já tendo inclusive resultado satisfatório.   
O Senhor Valdemir fez uma breve explanação sobre PRONAF - foram dadas todas as informações sobre como o agricultor pode ter acesso a financiamento com bônus de 25%, e sem juros; para fazer investimento em sua propriedade. O programa financia uma variedade de projetos, com até dois anos para pagar. Bolsa Estiagem foi comunicado  que a Presidente Dilma prorrogou até dezembro o programa bolsa estiagem;  em Luis Correia tem 1300 pessoas sendo beneficiadas; o governo seleciona os agricultores pela DAP. Garantia safra, foram dadas as informações de como o agricultor pode aderir ao programa, que será no mês de agosto de 2014, hoje temos 295 famílias sendo contempladas, com repasse mensal de R$ 155,00 reais. DAP - Declaração de Aptidão ao Pronaf é um documento necessário para ter acesso a todos os projetos e programas governamentais. Para ser emitida o agricultor deve procurar o Sindicato ou a EMATER-PI, com toda documentação do grupo familiar, incluindo os dados da propriedade rural.
Em todas as atividades os agricultores familiares tiveram oportunidades de tirar suas dúvidas e consideraram positivos os esclarecimentos dados pela Diretoria do Sindicato e pelo representante da previdência social. 
Fotos das reuniões em Baixa do Carpina e Carneiro - zona rural de Luís Correia-PI

Sr. Sidinaldo( chefe do posto do INSS de Luis Correia-PI) - Baixa do Carpina

Diretoria do Sindicato dos Trab. Rurais de Luis Correia-PI - Baixa do Carpina

Agricultores familiares de Baixa do Carpina
Liduína - Presidente do STTR de Luis Correia-Pi - Baixa do Carpina

Agricultores familiares de Baixa do carpina

Diretoria do Sindicato - Povoado Carneiro

José Rodrigues (esquerda) - Sr. Sidinaldo (direita) - Povoado Carneiro

 Agricultores familiares do Povoado  Carneiro 

Agricultores familiares do povoado Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Sindicato Rural de Luis Correia.