segunda-feira, 26 de maio de 2014

REUNIÃO DO STR DE LUIS CORREIA EM LAGOA DO CAMELO E PATOS

 REUNIÃO COM OS AGRICULTORES FAMILIARES - DELEGACIA 
SINDICAL DE LAGOA DO CAMELO

            Aconteceu no sábado (24/05) uma reunião em Lagoa do Camelo, com início às 8:30 hs, na escola  Municipal, com a presença de 68 agricultores familiares. Na parte da tarde, às 15:00 hs a reunião aconteceu  no Povoado Patos, na escola municipal, com a presença de 45 agricultores familiares. As duas reuniões foram articuladas pela Delegada Sindical Flávia Passos de Souza
          Estiveram presente nas duas atividades a Senhora Liduína de Almeida Fontenele (presidente do STR); José Vitorino, Vice-presidente;  João Louro, Secretário de Política Agrícola; José Magno, Tesoureiro do STR; Dibinha, Secretário Geral do STR; Antonia Benta, Secretária da Comissão Municipal de Mulheres; PTB delegado Sindical de Camurupim; Valdemir Pereira, assessor sindical e Chicão de Baixa do Frázio.
        As atividades foram coordenada pela Presidente do Sindicato e  tiveram como finalidade, esclarecer sobre os direitos e deveres do agricultor junto à previdência social, Inscrição do segurado especial, requisitos para ter acesso aos benefícios previdenciários, forma de comprovar a atividade rural, e cadastro anual do agricultor junto à previdência social, dentre outros assuntos como PRONAF E PROGRAMAS SOCIAIS..
             PRONAF foram dadas todas as informações sobre como o agricultor pode ter acesso a financiamento com bônus de 25%, e sem juros; para fazer investimento em sua propriedade. O programa financia uma variedade de projetos, com até dois anos para pagar.
          PROGRAMA SOCIAIS, foi informado que a Presidente Dilma prorrogou até dezembro o programa bolsa estiagem e em Luis Correia tem 1300 pessoas sendo beneficiadas; o governo seleciona os agricultores pela DAP. Garantia safra, foram dadas as informações de como o agricultor pode aderir ao programa, que será no mês de agosto de 2014, hoje temos 295 famílias contempladas, com repasse mensal de R$ 155,00 reais. DAP - Declaração de Aptidão ao Pronaf é um documento necessário para ter acesso a todos os projetos e programas governamentais. Para ser emitida o agricultor deve procurar o Sindicato ou a EMATER-PI, com toda documentação do grupo familiar, incluindo os dados da propriedade rural.
          Em todas as atividades os agricultores familiares tiveram oportunidades de tirar suas dúvidas e consideraram positivos os esclarecimentos dados pela Diretoria do Sindicato.

Fotos da reunião em Lagoa do camelo e Patos - zona rural de Luís Correia-PI
 Agricultores familiares do povoado  Lagoa do camelo
 Diretoria do STTR de Luis Correia-PI
 Delegada Sindical Flávia (esquerda) e Liduína -Presidente (Direita)
 Diretoria do STTR de Luís Correia-PI
 Diretoria do STTR de Luis Correia-PI
 Povoado Patos 
 Agricultores familiares de Patos
 Local da Reunião no Povoado Patos
Agricultores familiares da Comunidade Patos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Sindicato Rural de Luis Correia.