segunda-feira, 1 de setembro de 2014

SUSPENSA A CRIAÇÃO DE ENTIDADE SINDICAL RURAL NA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO PIAUÍ

 GRUPO DISSIDENTE TENTAVA CRIAR UM  SINDICATO SEM APOIO 
E LEGITIMIDADE DOS AGRICULTORES FAMILIARES DE  
LUIS CORREIA E REGIÃO NORTE DO ESTADO


Sem apoio e legitimidade dos agricultores familiares da Região norte do Estado do Piauí, um pequeno grupo, publicou um edital de convocação com o objetivo de  criar um Sindicato para representar os trabalhadores rurais de Luis Correia e região norte do estado do Piauí.  O edital foi publicado com vários erros e vícios e informava que a assembléia iria acontecer no dia 31 de agosto, às 07h00min da manhã no Povoado Brandão, zona rural de Luís Correia-PI.

Os agricultores familiares e sindicatos legalmente constituídos e regularizados junto ao Ministério do trabalho se mobilizaram e foram até o local onde supostamente deveria acontecer essa assembléia; lá chegando mais 500(quinhentos) agricultores familiares da região norte do Estado do Piauí; se deparam com um verdadeiro desrespeito à classe trabalhadora rural, nada de assembléia e nem mesmo a pessoa que publicou o edital compareceu no local. O fato aconteceu ontem às 7:00 horas, na escola municipal do povoado Brandão, zona rural de Luís Correia-PI

Estiveram presentes os agricultores familiares representando os Municípios de Esperantina, Joaquim Pires, Caraúbas, Piracuruca, Cocal, Cocal dos Alves, Buriti dos Lopes, Parnaíba, Cajueiro da Praia, Ilha Grande e Luis Correia. De Luis Correia estiveram presente as Comunidades de Boa Esperança, Curral Velho, São Benedito, Salgada, São José, Brandão, Carapebas, Lagoa do Barro, Córrego, Camurupim, Lagoa do Camelo, Baixa do Carpina, Baixa do Jardim, Baixa do Eufrásio, Novo Oriente, Cajazeiras, Brejinho de Fátima, Brejinho de São Francisco, Pé da Serra, Santa Rosa, e Rua da Cidade. Tinha ainda representantes dos polos sindicais, FETAG-PI, e Advogado. Ao todos ultrapassava mais de 500(quinhentos) agricultores familiares que tinham como objetivo votar contra a criação dessa nova entidade sindical.

Esses agricultores e seus representantes decidiram então fazer a assembléia geral, uma vez que quem publicou o edital não estava presente; o processo se deu através de votação por aclamação e decidiram continuar com mesma forma de organização sindical existente e que vem dando resultado, além disso, repudiaram essa prática irresponsável de algumas pessoas quererem o esfacelamento do movimento sindical dos trabalhadores rurais no Piauí.

 A advogada da FETAG-PI, Drª. Daniele leu o edital de convocação e fez uma avaliação jurídica da situação, informou que já deram entrada em uma Ação Cautelar de Nulidade do Edital de Convocação da Assembléia Geral, em face da Comissão do Sindicato Regional da Agricultura Familiar do Município de Luis Correia e Planície Litorânea-PI, representado por seu presidente, Sr Raimundo Soares da Silva Filho, residente e domiciliado no Povoado Carnaubal, neste Município. No edital de convocação tinha vários erros e vícios o que tornava sem validade; como o horário às 7:00 hs da manhã, o local, em um povoado desconhecido da maioria dos municípios da região norte do estado, o que dificultava o acesso; não informava o local na comunidade da assembléia e o prazo de publicação menor do que o definido em portaria do Ministério do trabalho; dentre outras irregularidades verificadas.

A advogada informou que vai pedir na justiça indenização por danos morais, devido à falta de responsabilidade com que foram tratados os agricultores familiares que se deslocaram de suas comunidades até o povoado Brandão. Além disso, cobrar também na justiça as despesas com transporte e alimentação dos que vieram participar desse ato.

Os moradores da comunidade desconheciam tal convocação e ficaram surpresos de ver tanta gente e tantos ônibus de várias partes da região norte do estado do Piauí. A polícia foi convocada e se fez presente para garantir a ordem e a paz pública.

Em passado recente esse mesmo grupo tentou através de condutas espúrias a criação de outra entidade paralela em clara ofensa ao princípio da unicidade sindical, sabiamente abortada por inúmeros agricultores familiares que compareceram ao evento e que votaram pela não criação dessa nova entidade sem representatividade e sem legitimidade da classe.

Os trabalhadores rurais presente, neste ato, decidiram então participar, para tentar coibir toda e qualquer criação de sindicato paralelos, criados em salas fechadas, em local desconhecido, com a participação de pessoas alheias à categoria e com prática antidemocrática.

No final, todos os presentes se comprometeram em manter os agricultores familiares organizados e mobilizados para manter o movimento sindical  unido e forte com o propósito de defender os direitos da classe trabalhadora rural.

 Votação pela não criação do novo Sindicato

 Agricultores familiares no evento

 Assinatura de presença dos agricultores familiares 

 Assinatura de presença dos agricultores familiares 

 Chegada dos agricultores familiares no local do evento

 Agricultores familiares no evento

 Agricultores familiares no evento

 Agricultores familiares 
 Agricultores familiares 

 Representante da FETAG-PI e Presidentes de STTR

 Representantes dos STTR da região norte do estado do Piauí
 Agricultores familiares de vários municípios
Agricultores familiares de vários municípios

Agricultores familiares de vários municípios 

 Representante da FETAG-PI
Representantes de entidades Sindicais da Região norte do Estado

Dra. Daniela (FETAG-PI)

Liduína - Presidente do STTR de Luis Correia-PI



Leitura do edital 




Agricultores familiares a espera da votação

 votação pela não criação do novo Sindicato

Votação por unanimidade pela não criação do novo Sindicato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Sindicato Rural de Luis Correia.